Hoje, dia 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café – Nesta data, a indústria cafeeira mundial celebra a 2ª bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. O café é tão bem quisto que além dessa data em abril, ele ganhou mais dois dias do ano para ser comemorado: o Dia Nacional do Café (24 de maio) e o Dia Internacional do Café (01 de outubro). A data de maio foi criada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC)e simboliza a época de abertura das colheitas na maior parte das regiões produtoras do país. Já a data de outubro foi criada pela Organização Internacional do Café (OIC), por conta da existência de muitos coffeelovers espalhados pelo mundo.
Bem, independente de data, o mais importante é que todo dia é dia de comemorar o nosso querido cafezinho, repleto de aromas e características próprias, não é mesmo?
Drinque para comemorar
Aposto que você desconhecia esse fato, mas, em 2020, a receita de um drinque feito com Licor 43 e café espresso foi a mais procurada do ano no Difford’s Guide, um guia para amantes da coquetelaria, que anualmente publica a lista das 20 receitas mais acessadas a partir dos dados de audiência coletados pelo Google Analytics.
Esse drinque, chamado Carajillo 43, nasceu na época da colonização de Cuba pelos espanhóis, e mesclava café com rum para ganhar coragem durante as batalhas. A partir daí, a palavra teve sua pronúncia modificada para Corajillo e, mais recentemente, Carajillo.
Nesse Dia Mundial do Café, saiba como preparar o coquetel em casa:
– Coloque 3 pedras de gelo em um copo baixo
– Acrescente 50 ml de Licor 43 e 50 ml de café espresso
– Misture todos os ingredientes e complete com mais gelo.
– Para a versão batida, basta adicionar todos os ingredientes em uma coqueteleira e agite vigorosamente.
Texto: Etiene Carvalho – Diretora de Mídia e RP da ABS-DF